Casamentos e comunhões: como não engordar?

por | maio 20, 2016 | Dicas | 0 Comentários

11228110_896110303794561_72057561477177408_n

Chegou a época oficial dos casamentos e comunhões. Todos os anos, nesta altura, as minhas pacientes (os homens também, mas menos) ficam de cabelos em pé sem saber o que fazer para não engordarem com as festas. E como eu as percebo…
Neste fim-de-semana tenho um casamento no sábado e uma comunhão no domingo. Não costumo nem gosto de usar roupa justa, mas desta vez vou levar um vestido justo e parece-me que não vou poder comer nem uma ervilha! 😛 Brincadeirinha, claro que vou comer, as festas são para desfrutar e não para entrar em paranoia de que não se pode comer. Pode-se comer sim! Mas com moderação… e quando há muitas festas, temos de fazer escolhas. No meu caso tenho estas duas este fim-de-semana, uma despedida de solteira e um aniversário no próximo fim-de-semana, e outro casamento no seguinte. Ufa… Estão e ver o filme? Sorte a minha que adoro festas e estar com a família e amigos (e sim, também adoro comer) mas de facto tantas festas não é muito bom para a linha. Então resolvi fazer esta publicação pois sei que como eu, estão muitas de vocês! 😉
1.     FAZER AS REFEIÇÕES NORMALMENTE ATÉ À FESTA.
Muitas vezes com a preparação para se porem ainda mais bonitas (cabeleireiro, maquilhagem, …) acaba-se por passar a manhã toda sem comer, o que faz com que quando se chega ao copo-d´água se coma muito mais. Por isso, tome o pequeno-almoço normalmente, faça um pequeno lanche a meio da manhã e, se a festa for de tarde, almoce. Vai ver que vai chegar ao copo-de-água com menos apetite.
2.     LEVAR UM SNACK PARA COMER ENTRE A CERIMÓNIA E O COPO-D´ÁGUA.
Normalmente entre o final da cerimónia e o início copo-d´água (com fotografias, viagem,..) passa muito tempo e a fome começa a apertar, o que leva a estragos quando chegamos à beira da comida. Por isso, leve um pequeno snack para comer logo depois da cerimónia, como 1 fruta e/ou 1 pacote de bolachas de água e sal. Vai ver que quando for comer no copo-d´água não vai ter tanto apetite!
3.     CUIDADO COM AS ENTRADAS!
A meu ver, os grandes exageros nestas festas cometem-se nas entradas, que na sua maioria são muito ricas em gordura. Por isso, tente já ir mentalizada para evitar tudo o que tenha mais gordura, como fritos (salgadinhos, rojões,…), enchidos, queijos e patês. Então o que pode comer? Opte por mini-tostas (sem patês!), um pouco de pão, marisco (que para além de ser pouco calórico demora a comer), presunto (embora não seja saudável, não engorda muito), melão ou outras frutas e saladas.
4.     COMA A SOPA.
Já deve estar a pensar “mas a sopa deve ter muita batata”. Paciência! É melhor comer a sopa, mesmo que tenha batata, do que não a comer e depois ter mais apetite e comer mais no prato principal.
5.     ESCOLHA SÓ 1 PRATO PRINCIPAL E CUMPRA AS QUANTIDADES
A comida nesses dias normalmente já tem mais gordura do que a do seu dia-a-dia (espero) e, para ajudar à festa, ainda há 2 pratos. O ideal seria escolher só 1 prato, o que gostar mais, e cumprir as quantidades como num dia normal, sempre com muitos legumes a acompanhar. Se não conseguir escolher só 1 prato, tente não comer o arroz ou as batatas (hidratos de carbono nesse dia não vão faltar), para compensar um pouco.
6.     APOSTE NA ÁGUA.
Opte por beber água, evitando os refrigerantes. Se beber bebidas alcoólicas tente beber só 1 ou 2 copos e vá intercalando com água.
7.     COMA FRUTA ANTES DE ATACAR AS SOBREMESA.
Quando abrirem as mesas das sobremesas, enquanto está toda a gente à volta dos doces, encha um prato de fruta e vá para o seu lugar comê-la. Depois de estar com o estômago cheio de fruta, vá junto dos doces, escolha 2 de que goste mais e tire meia fatia de cada.
Se cumprir estas sugestões pode ser que não engorde neste dia. Mas atenção! Não vale a pena pesar-se no dia seguinte para testar se engordou ou não! A alimentação deste dia, associado muitas vezes ao calor, vão fazer com que esteja mais inchada e o peso estará certamente mais alto, mas se cumprir estas recomendações, provavelmente não terá mais gordura (e o que incha, desincha e passa 😉 ). Se não conseguir cumprir todas as recomendações, cumpra pelo menos algumas, para minimizar o estrago.
Share This