As panquecas são uma ótima opção para fugir às tradicionais bolachas, maioritariamente cheias de açúcar, sal e aditivos, ou simplesmente para um pequeno-almoço diferente. São rápidas de fazer, saudáveis e fáceis de transportar e levar consigo para todo o lado. Opto sempre por fazer em formato pequeno (pouco maiores do que uma bolacha Maria) pois assim parece que estou a comer mais! 😊
Aqui vai mais uma receita que inventei e que a meu ver ficou deliciosa. Dá para 6 panquecas mas pode multiplicar a receita para dar para mais de um dia (depois de provar, vai ver que vai precisar…). Cada uma destas panquecas tem cerca de 30kcal, aproximadamente o mesmo que uma tosta, que uma tortita de milho ou arroz ou que uma bolacha Maria e meia, por isso é só comê-las em substituição destes alimentos e deliciar-se sem culpas! Para além de não terem qualquer adição de açúcar ou gordura, não contêm lactose nem glúten, pelo que podem ser consumidas pelos intolerantes à lactose e ao glúten.
Uma dica: se as comerem em casa, reguem com um pouco de sumo de tangerina, ficam divinais! 😃

30kcal/panqueca (dá para
6 panquecas pequenas)
Ingredientes:
– 1 ovo
– 3 colheres de sopa de aveia (se for intolerante ao glúten opte por aveia sem glúten)
– 1 tangerina
Preparação:
Misture todos os ingrediente no liquidificador ou com a varinha. Deixe repousar durante 5 minutos e mexa.
Num tacho anti-aderente em lume brando, coloque 1 colher de sopa da mistura, espalme com a base da colher para espalhar melhor e, passados uns segundos, quando a panqueca começar a ficar com furinhos ou vir que já está cozinhada por baixo, vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado durante alguns segundos, até ficar ligeiramente dourada dos 2 lados. Repita este processo com o resto da massa.
Share This