Compota de figo

por | set 20, 2016 | Doces saudáveis | 0 Comentários

 

Gosto tanto de figos! Então todos os anos passo o Verão ansiosa por no mês de Setembro poder comer estes figos pingo-de-mel. E qual não foi a minha surpresa quando este ano, quando cheguei depois das férias, vi a árvore tão carregada que os ramos chegavam ao chão! Sei que podia comprar e comer figos mais cedo, mas espero sempre por colher de uma figueira muito especial lá de casa, de onde o meu avô Pereira apanhava tantas vezes uma mão cheia de figos que nos dava “para a merenda”. Estes figos têm um sabor especial, sabem a amor… E este ano temos tantos! Por muito que me apeteça, não os posso comer todos, por isso resolvi fazer compota… assim duram mais um bocadinho! 😉
 
 
10kcal por colher de chá
Ingredientes:
  • 500g de figos
  • 100g de açúcar mascavado
Preparação:
Corte os figos a meio e retire a sua polpa com uma colher. Coloque a polpa num tacho juntamente o açúcar e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20-30minutos. De vez em quando vá mexendo. Se vir que a compota está a ficar muito espessa, pode adicionar um pouco de água. No final passe tudo com a varinha, deixe arrefecer um pouco e coloque num frasco esterilizado.
NOTA: esta receita dá para 2 frascos de cerca de 150ml. Como tem pouco açúcar, o tempo de conservação desta compota é menor do que o de uma compota normal.
Share This