Castanhas

por | nov 10, 2016 | Dicas | 1 Comentário

dia-de-sa%cc%83o-martinho-castanhas-assadas-4Está a chegar o S. Martinho, e como diz o provérbio: no dia de S. Martinho come-se castanhas e bebe-se vinho. Sim, eu sei, já vou tarde porque a maioria de vocês já comeu castanhas este ano (eu também). Mas cá vai a resposta a algumas questões que me vão colocando sobre as castanhas:

 

Posso comer castanhas?

Por estes dias já ouço muito nas consultas “fiz asneiras…comi castanhas!”. Asneira? Nada disso! As castanhas são muito ricas nutricionalmente e podem e devem ser consumidas. Aqui ficam algumas razões:

  • São muito menos calóricas do que os outros frutos secos: 185kcal/100g de castanha descascada, o que corresponde a cerca de 6 castanhas. Isto é muito menos do que os outros frutos secos (ou oleaginosas) que têm cerca de 600kcal/100g.
  • são ricas em hidratos de carbono complexos e fibras, o que as torna saciantes e contribui para um fornecimento de energia contínuo durante mais tempo, evitando subidas rápidas de glicose no sangue.
  • São ricas em vitamina C. Sim, é verdade! 100g de castanhas têm quase tanta vitamina C como 100g de laranja.
  • São ricas em Potássio e têm pouco sódio, o que contribui para o controlo da tensão arterial e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Por 100g, têm ainda mais potássio do que 100g de banana! Nos caso de insuficiência renal, uma vez que a ingestão de potássio deve ser controlada, as castanhas devem ser evitadas.

 

 

As castanhas engordam? Quantas castanhas posso comer?

São tão boas e viciantes! Se não tiver problemas de saúde ou de peso, pode comer a quantidade de castanhas que quiser. No entanto, se tem de ter cuidados com o peso, deve moderar o consumo de castanhas… sempre que possível, consuma as castanhas em substituição de alimentos que tenham aproximadamente o mesmo teor calórico e de hidratos de carbono: 6 castanhas equivalem aproximadamente a 4 colheres de sopa de arroz ou 2 batatas pequenas ou 1 pão. Por isso, se as comer em vez do arroz ou do pão habitual, não vai engordar mais por isso.

 

Como incluir as castanhas na alimentação?

As castanhas podem ser consumidas da forma mais tradicional, assadas ou cozidas, simples ou com canela, como sobremesa ou como lanche. Mas pode também incluí-la nos pratos principais, em substituição das batatas: em puré, assadas (juntamente com a carne ou peixe) ou estufadas. Pode ainda fazer algumas receitas doces maravilhosas!

Share This