Bombons de Natal… Quais escolher?

por | dez 22, 2016 | Dicas | 0 Comentários

Com o Natal aí à porta, com certeza que já começou a pensar nos bombons de chocolates que quer comer (vamos fazer de conta que ainda não comeu nenhum :-P). Por isso, antes de começar a devorar as caixas de bombons, “porque o chocolate até faz bem”, pense duas vezes.

 

É verdade que o cacau faz bem à saúde, tendo até propriedades terapêuticas (do corpo e da alma), mas se ler a lista de ingredientes que fazem parte dos bombons de chocolate, vai reparar que têm muito mais açúcar e gordura do que cacau. Na lista de ingredientes, estes são colocados por ordem de quantidade, do ingrediente que existe em maior quantidade para o que está presente em menor quantidade. Se reparar, as gorduras e açúcares aparecem quase sempre em primeiro lugar, bem antes do cacau…

 

Mas não pense que lhe estou a dizer para não comer bombons no Natal. Não, ai de mim! No dia de Natal coma o que lhe apetecer e desfrute deste dia tão especial, sem pensar no peso ou em dietas. Mas os outros dias são dias normais, por isso se quiser comer um bombom, pense bem.

 

Veja aqui as calorias de cada um dos bombons mais comuns nesta época, assim como a quantidade de gorduras, açúcares e proteínas.

 

E agora certamente está a perguntar-se “então qual é o melhor bombom?”. Na minha opinião? De todos, venha o diabo e escolha. Por isso, no Natal coma aqueles que gostar mais. Nos outros dias, não há uma resposta exacta, vai depender se prefere o bombom que tenha menos calorias, menos açúcar ou menos gordura, mas aqui ficam 3 perspectivas:

  • bombons com menos calorias: coração Milka ou After Eight
  • bombom com menos gordura: After Eight
  • bombons com menos açúcar: trufa LaCasa, coração Milka e Raffaello

 

Se reparar, normalmente os bombons que têm menos açúcar têm mais gordura e vice-versa. Por isso, se não quer engordar, escolha os bombons que têm menos calorias, mas não coma mais só porque são os que engordam menos. Ou então coma aquele de que gosta mais, mas coma só um de vez em quando.

Por exemplo: o coração Milka tem cerca de metade das calorias de 1 Ferrero Roche, pois tem metade do peso, mas se comer 2 corações já come aproximadamente as mesmas calorias de 1 Ferrero Roche, mas com mais gordura saturada e mais açúcar. Por isso, se o seu bombom preferido é o Ferrero Roche, mais vale comer 1 desses do que comer 2 corações Milka.

 

Não deprima depois de ver esta análise. Apenas tenha cuidado nos dias em que não é Natal! No dia de Natal, coma os bombons que quiser.

 

Um feliz e doce Natal. 😉

Share This