Sabem aqueles dias em que nos apetece alguma coisa diferente para comer, doce mas ao mesmo tempo saudável? Eu tenho muitos dias desses! 😛 Então invento alguma coisa, e por vezes calha bem. Esta foi uma dessas vezes.

Esta é a receita de bolo mais básica que existe e das mais saudáveis também. Não tem açúcar adicionado, nenhum tipo mesmo, nem adoçantes nem açúcares ou xaropes mais saudáveis. Nada. Zero. Não tem qualquer açúcar adicionado. É feita com aveia integral, pelo que pode ser consumido por intolerantes ao glúten – para quem tem mesmo alergia ao glúten, optar por aveia sem glúten. Também pode ser sem lactose, basta substituir o leite por bebida vegetal. Para melhorar ainda mais a situação, contém fruta. E por último, para bem de quem não tenha muito jeito ou paciência para a cozinha, colocar tudo no liquidificador ou passar com a varinha, colocar em formas de silicone e levar ao forno.

E para terminar em beleza, a boa notícia é que cada um destes queques tem apenas 60kcal, ou seja, um destes queques tem aproximadamente as mesmas calorias de 1 fruta ou 1 iogurte ou 2 tostas/meio pão. Ou seja, se quiser, pode comer um destes queques todos os dias em substituição desses alimentos, deliciar-se e não sair da linha! 😀

 

Há receita melhor? 😉

 

 

 

60kcal por queque (dá para 4 unidades)

 

 

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 banana pequena
  • 30g de aveia (4 colheres de sopa rasas)
  • 2 colheres de sopa de leite magro (ou bebida vegetal no para receita sem lactose)
  • 1 colher de chá de fermento

 

 

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e mistura (ou passe tudo com a varinha). Quando obtiver uma mistura uniforme junte o fermento e mexa ligeiramente.

Encha formas de silicone com a massa anterior, até 2/3 da altura. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 12-15minutos

 

Share This