Ao fim de alguns anos, ontem finalmente consegui fazer umas panquecas de aveia e banana perfeitas, lindas e deliciosas! Foram mais de 2 anos de tentativas falhadas, em que sempre que fazia panquecas de banana ou ficavam queimadas ou ficavam moles e enjoativas. Confesso que tentei poucas vezes, pois era frustrante a expectativa de fazer umas panquecas deliciosas mas que depois saíam sempre mal. Mas há 2 dias tinha uma banana muito madura que não queria deitar fora e resolvi tentar outra vez… e outra vez queimei as panquecas! Foi então que pedi no instagram dicas de como não deixar queimar as panquecas, e elas vieram, tão simples e boas, como eu gosto: é só fazer as panquecas com o fogão no mínimo. Só isso?! A verdade é que já faço sempre as panquecas normais com o fogão em temperatura média, por isso pensei que fosse o suficiente. O meu fogão tem 6 temperaturas, costumo fazer no 4. Mas parece que com as panquecas de banana é muito quente. Então ontem experimentei fazer as panquecas de banana na temperatura 2… e não podiam ter ficado melhores! Fiquei tão feliz! 😀 E não, não demoram muito a fazer. O segredo é ir vendo quando é que se consegue descolar do fundo do tacho e aí virá-las – no meu fogão foram talvez uns 2 minutos até virar a panqueca e depois cerca de 1 minuto para o outro lado, em vez do habitual cerca de de 1 minuto de um lado e cerca de meio minuto depois de virar.

Aqui vai então a receita de panquecas de aveia e banana, simples e deliciosa, como eu gosto. Eu fiz a receita a duplicar, mas deixo-vos aqui a receita para apenas 1 dose. No total são cerca de 150kcal, aproximadamente as mesmas calorias de 1 pão de 50g. Se fizer 5 panquecas com esta receita, cada uma fica com cerca de 30kcal, aproximadamente as mesmas calorias de 1 tosta ou de uma tortilha de arroz ou milho tufado. Por isso, pode comer estas panquecas sem culpas, incluí-las no seu dia em substituição desses alimentos.

 

150kcal (total)

30kcal por panqueca (se render 5 panquecas pequenas)

 

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa rasas de aveia (15g) (utilize aveia sem glúten, para uma versão sem glúten)
  • meia banana pequena (25g)

 

 

Preparação:

Misture todos os ingrediente com a varinha.

Coloque um tacho anti-aderente a aquecer com o fogão no mínimo. Verta a massa em pequenas porções para o tacho – em cerca de 5 porções, para 5 panquecas. Deixe cozinhar e quando as panquecas começarem a ficar com furinhos e verificar que já consegue descolar as panquecas do tacho (no meu caso demorou cerca de 2 minutos).

Vire as panquecas e deixe cozinhar do outro lado durante alguns segundos (eu deixei no máximo 1 minuto), até ficarem ligeiramente douradas dos 2 lados.

Share This