Agosto, oficialmente o mês dos gelados (sim, eu sei que entretanto já foram comendo alguns)! Mês de férias e de praia para a maioria dos portugueses, esta é a altura em que poucos são os que conseguem resistir aos gelados… e não precisam! Há gelados que de facto são bombas calóricas, com um elevado teor de gordura e açúcar, mas há gelados mais inofensivos que se podem incluir de vez em quando sem qualquer culpa.

Que gelados escolher?

Fuja dos gelados de maior tamanho e de nata, mesmo que não tenham chocolate, mas fuja também daqueles com grandes quantidades de chocolate. Então quais se podem comer? Escolha gelados de leite, de gelado e se não resiste ao chocolate escolha os gelados mais pequenos e com pouco chocolate. No entanto, mesmo comendo estes gelados que indiquei tente fazê-lo em substituição de um dos lanches ou sobremesa, como por exemplo:

  • gelado de gelo pequeno: em substituição da fruta/iogurte (aproximadamente 60kcal)
  • gelado de leite/gelo grande: em substituição da fruta/iogurte magro e de 1bolacha/1 colher de sopa de arroz (aproximadamente 90kcal)
  • gelado de leite com chocolate ou 1 bola de gelado: em substituição da da fruta/iogurte magro e de 2bolachas/2 colheres de sopa de arroz/massa (aproximadamente 110kcal)

Se optar por 1 bola de gelado faço-o sem o cone de baunilha.
Mais uma vez chamo a atenção para isto: veja o rótulo, saiba o que está a comer! Se comer 1 gelado faça-o em substituição de alimentos com as mesmas calorias. Não faça desta substituição uma regra mas se comer 1 gelado faça-o desta forma e não irá engordar!

Share This